Jornal Meio Dia




Advogado Djair Tadeu Rotta e Rotta fala com os leitores do JMD sobre Renegociação de Dívidas!





O Jornal Meio Dia traz mais uma entrevista com o advogado Dr. Djair Tadeu Rotta e Rotta. E essa semana abordamos um tema comum nessa época do ano, vamos falar sobre renegociação de dívidas.
_____________
 
 
 
JMD: Dr., em tempos de crise, muita gente fez empréstimos, como fazer para renegociar e tomar um fôlego?
ADV: Seja pessoa física ou jurídica, todos tem o direito de rever as cláusulas de um contrato, seja ele de empréstimo ou não, porém, há de se ressaltar que existem duas modalidades, a primeira é uma revisão, e a outra é a resolução.
 
 
 
JMD: Qual a diferença entre estas duas modalidades?
ADV: Uma é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, que normalmente é utilizada em contratos bancários, que busca desde rever as cláusulas e pode chegar até mesmo à sua anulação. A outra é regida pelo Código Civil, que são as chamadas condições extraordinárias e imprevisíveis. Na prática, as revisões têm efeito da data da prolação da sentença em diante, enquanto as resoluções (código civil), normalmente têm seus efeitos desde o início do contrato.
 
 
 
JMD: Qualquer pessoa pode propor as demandas na justiça?
ADV: Alguns detalhes que divergem as regras, revisão e resolução, e também para a aplicação delas têm que estar muito atento, pois os detalhes fazem toda a diferença. Todas as pessoas, físicas ou jurídicas podem propor resolução e revisão, muito embora os casos mais comuns sejam de revisão, em tempos de crise, onde os faturamentos das empresas diminuem, e as prestações no banco continuam no mesmo patamar, a necessidade de rever as cláusulas se faz fundamental para a saúde financeira da empresa, o que se aplica às pessoas físicas.
 
 
 
JMD: Existem efeitos colaterais?
ADV: Certamente, por isto que é sempre recomendado que as pessoas procurem advogados para serem orientadas, nossa cidade dispõe de grandes profissionais que certamente irão efetivar o serviço, orientando os consumidores, analisando os riscos e propondo as soluções das maneiras menos gravosas possíveis.
 
Djair Tadeu Rotta e Rotta - Advogado OAB/SP 341.378
 


Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia