Jornal Meio Dia




Dr. Djalma Moreira Gomes Júnior condena 17 pessoas por associação ao tráfico de drogas em Mococa/SP





O juiz Djalma Moreira Gomes Júnior, da 2ª Vara de Mococa, condenou 17 pessoas pelo crime de associação ao tráfico de drogas. Eles foram acusados de integrar grupo responsável por grande parte do tráfico de entorpecentes no município e um deles de manter ligação direta com facção criminosa da Capital.

A investigação teve início em agosto de 2015, a partir de uma denúncia anônima recebida pela Polícia Civil, que mencionava um indivíduo que estaria reestruturando o tráfico de drogas, bem como chefiando uma quadrilha de traficantes no município. Segundo a denúncia, ele cumpria determinações e ordens de uma facção criminosa, da qual é integrante, e autorizava a abertura e o funcionamento de pontos de venda de entorpecente na cidade, além de intermediar conflitos entre os traficantes.

De acordo com a sentença, é impossível afirmar que os réus não se conheciam, seja pela prova oral produzida ou pela interceptação telefônica efetuada pela Polícia Civil. “As provas demonstram, de fato, a unidade de propósitos e de desígnios destes denunciados para o fim de praticar o comércio ilegal de drogas. De fato, a estabilidade e a permanência necessária ao perfazimento da associação para o tráfico estão evidenciadas pelo modo como as tarefas eram divididas entre os réus.”

Ao fixar as penas, o magistrado condenou um dos réus a quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão, além do pagamento de 1.110 dias-multa; oito deles às penas de quatro anos, um mês de reclusão e 952 dias-multa; outros quatro à pena de três anos e seis meses de reclusão, mais o pagamento de 816 dias-multa; e outros quatro a três anos de reclusão e 700 dias-multa, todas no valor de 1/30 do salário mínimo vigente à época dos fatos. O regime inicial do cumprimento de pena é o fechado, salvo para uma acusada, que prosseguirá o cumprimento no regime semiaberto.

Cabe recurso da sentença.

Imagem da entrada do Fórum da cidade de Mococa/SP (Foto: site do Tribunal de Justiça de SP)

__________________________________________________
 
RELEMBRE O CASO!
 
17 réus participam de audiência de instrução e julgamento no Fórum do munícipio de Mococa/SP
 
Começou por volta das 14h desta terça feira, dia 24, uma audiência de instrução e julgamento no Fórum do município de Mococa/SP. A segurança nas ruas que dão acesso ao prédio foram interditadas e controladas pela guarda municipal e pelos agentes de trânsito.
 
A Polícia Militar e a Polícia Civil fizeram a segurança dentro e fora do prédio. Foram mais de 20 policiais que garantiram a ordem da audiência. Os réus foram detidos durante uma operação feita pela Polícia Civil em agosto de 2015 que durou cerca de três meses. No total foram 17 detidos, 14 homens e 3 mulheres. Eles aguardam julgamento nas penitenciárias de Serra Azul, Ribeirão Preto, Mogi Guacu, Iperó, Getulina e no Centro de Detenção Provisória de Serra Azul. A investigação aponta para associação ao tráfico de drogas.
 
O salão do júri ficou lotado e a audiência foi até o início da noite desta terça feira, dia 24. O juiz que presidiu a audiência de instrução e julgamento é o Dr. Djalma Moreira Gomes Júnior.
 
“Existia a informação de uma quadrilha atuando no tráfico de drogas aqui no município. Nós iniciamos as investigações e, no decorrer de quatro meses, nós conseguimos identificá-los e prendê-los, inclusive o líder dessa quadrilha. Tanto o líder como mais 2 integrantes pertencem a uma facção criminosa que atua no Estado de São Paulo”, afirmou o delegado Wanderley Martins.
 
A audiência
 
A audiência de instrução e julgamento é para que o juiz Djalma Moreira Gomes Júnior possa ouvir o depoimento de testemunhas de defesa e acusação, dos réus e dos advogados deles.
 
Os 17 presos foram reunidos de uma só vez porque eles respondem a um único processo, o de associação para o tráfico. Com o fim da audiência, os advogados de defesa e o Ministério Público têm até cinco dias corridos para apresentar ao juiz por escrito as alegações finais relativas a cada réu. Somente depois disso o juiz dá a sentença.
 
Cerca de 20 policiais fizeram a segurança do Fórum de Mococa (Fotos: Gabriel Delena)
 
 
Policiais civis e militares fizeram a segurança do prédio
 
 
Policiamento foi reforçado na região do Fórum de Mococa/SP
 
 
Presos na chegada ao Fórum de Mococa/SP
 
 


Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia