Jornal Meio Dia




ROCAM da PM detém jovem com frasco de lança-perfume no bairro Jardim Primavera, em Mococa/SP





No final da tarde desta sexta-feira, dia 17, a Polícia Militar apreendeu um frasco que aparentemente seria a droga vendida como lança-perfume com um indivíduo de 20 anos no bairro Jardim Primavera, em Mococa/SP. O jovem foi levado à delegacia e após prestar depoimento foi liberado.

Segundo a PM, a equipe da ROCAM – motocicletas da PM – composta pelo Soldado Patente e Soldado Quintiliano estava em patrulhamento quando deparou com a motocicleta em atitude suspeita. Foi iniciado o acompanhamento e a moto abordada pela Avenida Getúlio Vargas. Em revista pessoal os policiais encontraram uma sacola, e no interior dela, uma garrafa embrulhada em uma camiseta. O jovem afirmou aos policiais que foi até a cidade de Ribeirão Preto/SP comprar o frasco de lança-perfume para consumo próprio.

O jovem de 20 anos foi levado à delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado. O frasco contendo suposto lança-perfume foi apreendido.

Quais os riscos do lança-perfume?

O lança-perfume é uma mistura de eter, clorofórmio, cloreto de etila (cloretila) e essência perfumada, embalada de forma líquida e pressurizada. Seu uso era praticamente restrito ao Carnaval, durante o qual as pessoas brincavam de esguichá-lo nos outros, provocando uma sensação de "geladinho".

Com o tempo, passou-se a utilizar o lança-perfume para inalar, geralmente embebido em um lenço, aspirando-o pela boca ou pelo nariz para obter uma certa euforia, excitação ou alucinação.

O efeito esperado de euforia, no entanto, geralmente dá lugar a uma fase de depressão do cérebro, na qual a pessoa passa a ficar desorientada, confusa e pode perder o autocontrole e os reflexos e entrar em processos alucinatórios. Os riscos nesse período referem-se à possibilidade da pessoa adotar comportamentos arriscados e indesejados e, sobretudo, à evolução para a perda de consciência, queda de pressão, surtos de convulsão, podendo levar à entrada em coma e à morte.

Embora os efeitos do uso de uma substância psicotrópica, como o lança-perfume, dependam sempre da sensibilidade da pessoa, da dose consumida, e da circunstância em que o faz, os inalantes e os solventes, quando aspirados, apresentam, mesmo num uso eventual, um sério risco de provocar uma parada cardíaca, pois atuam diretamente no cérebro e sobrecarregam o coração.

O uso crônico de solventes e inalantes pode levar à destruição de neurônios causando lesões irreversíveis no cérebro. Além disso, a aspiração repetida pode levar as pessoas a apresentarem-se apáticas, com dificuldade de concentração e com déficit de memória.

Devido ao uso abusivo do lança-perfume e aos efeitos bastante arriscados que provoca, ele foi proibido no Brasil a partir da década de 60. Hoje sua produção, comercialização e consumo são ilegais. Este fator acarreta um risco a mais, pois com a falta de controle, o produto pode conter substâncias desconhecidas e causar maiores danos à saúde do usuário.

Frasco contendo suposto lança-perfume apreendido pela PM (Fotos: Gabriel Delena)


ROCAM - motocicletas da Polícia Militar 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia