Jornal Meio Dia




Policiais civis de Mococa e São José do Rio Pardo prendem homem e mulher em operação contra facção





Policiais civis de Mococa e São José do Rio Pardo (SP) prenderam em Guaxupé (MG), na manhã desta quinta-feira (14), um homem e uma mulher suspeitos de integrarem uma facção criminosa.

A ação faz parte de uma operação da Polícia Civil de São Paulo, que cumpre 75 mandados de prisão e 59 de busca e apreensão em 14 estados contra uma célula da facção que age dentro e fora dos presídios.

O grupo investigado é responsável por acirrar disputa entre facções no país, elevando o número de assassinatos. 

Prisões

No início da manhã, a equipe do delegado de Mococa José Guilherme Torrens de Camargo prendeu um suspeito de 25 anos na cidade mineira, enquanto a equipe do delegado de São José do Rio Pardo Ivan Wohlers prendeu uma mulher de 27 anos. Com ela, foi apreendido um quilo de maconha.

Uma equipe da polícia de Caconde (SP) comandada pelo delegado João Delfino cumpriu um mandado na Penitenciária de Guaranésia (MG), onde um preso foi ouvido.

Segundo o delegado seccional Carlos Alberto de Braga Fiúza, os dois suspeitos presos foram levados para Casa Branca. No total, 15 policiais civis da região participaram da operação.

Investigação

A célula da facção investigada pela operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, atua em outros estados e países vizinhos.

As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, por agentes penitenciários. A Polícia Civil identificou sete líderes e confirmou a existência da célula "sintonia de outros estados e países".

Os criminosos teriam assumido as funções da "sintonia" quando os líderes da organização criminosa ficaram isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em 2016, em decorrência da operação Ethos, que revelou esquema envolvendo advogados da facção.

Suspeito preso por policiais civis de Mococa (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Equipe de Policiais Civis de várias delegacias São Paulo e Minas Gerais

Droga apreendida pela Polícia Civil de São José do Rio Pardo (Foto: Polícia Civil/Divulgação)



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia