Jornal Meio Dia
Menu Dropdown Horizontal - Linha de Código




Falta do Instituto de Criminalística (I.C.) em Casa Branca/SP pode prejudicar Inquéritos Policiais

2018-06-23



Desde 1998 o município de Casa Branca não possui mais seu Instituto de Criminalística (IC). Apesar dos 20 anos a placa ainda permanece no local e viaturas do IC continuam estacionando na vaga que poderia abrigar toda estrutura oferecida pela Seccional da Polícia Civil. Atualmente, localizado em São João da Boa Vista, o IC atende duas seccionais, sobrecarregando toda equipe que deveria ser responsável por uma seccional.

Toda seccional possui uma equipe criminalística e medicina legal, menos Casa Branca. Um exemplo de como os inquéritos poderiam estar sendo prejudicados; em uma invasão em residência, o criminoso praticou o furto mediante escalada, durante o processo na Vara Criminal, é solicitada a prova em que o suspeito pulou o muro, se não houver, é simples, a pena cai. Quem faz essa comprovação é a perícia, com laudo técnico fotográfico e constatação de provas.

O questionamento que fica é; será que não estamos tendo uma deficiência de persecução penal?

Em visita à Casa Branca o atual governador do Estado de São Paulo, Márcio França recebeu a reivindicação do município quanto a criação de uma equipe de criminalística. Na época, ocupando o cargo de vice – governador esteve presente na Delegacia Seccional juntamente com o delegado Carlos Alberto de Braga Fiuza.

Em entrevista, Dr. Fiuza destacou que a eficiência é um dos princípios da administração pública e a abertura do IC em Casa Branca proporcionaria maior abrangência, inclusive desafogando a equipe de São João da Boa Vista, hoje responsável por 12 municípios.

Enquanto isso, a Seccional de Casa Branca recebe uma das maiores porcentagens em inquéritos da região e sem a devida estrutura que deveria receber do governo estadual.

Carlos Alberto de Braga Fiuza, Delegado Seccional de Casa Branca/SP



Comentários



[voltar]    

Publicidade




























• Canais
   Notícias
   Policial
   Culinária
   Vídeos


• Serviços
   Empregos
   Denúncias
   Anunciantes
   Classificados


• Redes Sociais
   Facebook I
   Facebook II



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   Fale Conosco


© 2014 Jornal Meio Dia