Jornal Meio Dia




REGIÃO METROPOLITANA >>> Saúde é tema de reunião da Região Metropolitana de Ribeirão Preto/SP





Durante a manhã desta segunda-feira, 5 de novembro, foi realizada na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) a 10ª reunião da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), que debateu sobre a atual situação da saúde na RMRP, apresentou o funcionamento da Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet) e o estudo preliminar sobre o saneamento da Região Metropolitana.

Participaram do encontro o prefeito de Ribeirão Preto e presidente do Conselho da RMRP, Duarte Nogueira, o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o diretor de Emplasa, Luiz Pedretti, o presidente da Fundet, Adriel Luis Gennaro, o coordenador da Câmara Temática de Saneamento, Recursos Hídricos e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RMRP, Engº Carlos Eduardo Alencastre e prefeitos da região.

Duarte Nogueira fez um panorama da situação dos municípios que sofrem com a elevação dos custos com a saúde. “São 208 milhões de brasileiros e 160 milhões são atendidos pelo SUS, com apenas 48 milhões com plano de saúde, e isso tende a piorar. O sacrifício que é feito pelas cidades, já que a contribuição do Estado está diminuindo, mesmo que cumpra o repasse dos 12% ao ano do orçamento, não vai ter solução se não onerar ainda mais as prefeituras. Ai não sobra dinheiro para tapar o buraco, reformar a escola, fazer creche, não sobra nada”, afirmou o prefeito.

O secretário de Estado da Saúde disse que os municípios precisam ter um papel fundamental na gestão da saúde, principalmente os que fazem parte da Região Metropolitana. “Não basta resolver os problemas dentro de cada um dos municípios, não é isso que vai melhorar ou piorar a saúde. As necessidades para os municípios são diferentes, mas para a vida do cidadão são semelhantes, já que eles precisam ter acesso a todos os serviços de saúde e isso só é possível através de uma Região Metropolitana forte”, explicou Marco Antonio Zago.

Logo após a fala do secretário de Saúde, Adriel Luis Gennaro falou sobre o trabalho que a Fundet desenvolve em Ribeirão Preto. “O custo que a Fundet tem chega a ser 80% menor que uma empresa de RH cobra no mercado para fazer o mesmo serviço. Toda a assessoria, desde o processo seletivo, emissão do contrato, acompanhamento do programa do estágio, é feito diretamente pela Fundet”, relatou Adriel Luis.

Já engenheiro Carlos Eduardo Alencastre falou sobre como deve ser a atuação da Câmara Temática que representa. “Às vezes, os municípios possuem um plano de resíduos sólidos, mas não foi passado para a Secretaria. Esse é um trabalho que precisamos desenvolver com a Câmara Temática de Saneamento, Recursos Hídricos e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para que os prefeitos façam todas as indicações para a gente ter uma reunião o mais rápido possível e, assim, começar a trabalhar no ano que vem para que possamos avançar nessa questão”, disse.

A próxima reunião da RMRP ficou marcada para o dia 17 de dezembro, quando será discutido sobre a mobilidade urbana dos municípios. Também já ficou marcada a primeira reunião de 2019, que será no dia 4 de fevereiro.


 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia