Jornal Meio Dia




Fiéis de Tambaú comemoram reconhecimento de milagre de Padre Donizetti pelo vaticano





Fiéis de Tambaú (SP) comemoraram nesta segunda-feira (8) o reconhecimento de um dos milagres realizado pela intercessão do sacerdote brasileiro Donizetti Tavares de Lima. O Papa Francisco aprovou o decreto e a partir de agora será realizado o processo para que o Venerável de Deus seja beatificado.

Membro da comissão de beatificação do padre Donizetti, Leonardo Spgia Real disse ao G1 que Tambaú vive o turismo religioso com cerca de 200 mil visitas por ano e que esse reconhecimento pelo Vaticano era esperado há mais de 50 anos.

"Nós acordamos a cidade com o som dos sinos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que estão tocando desde as 7h. Tem muita gente passando, feliz com a notícia, rezando no túmulo do padre. É festa em Tambaú”, comemorou. 

Decreto
A aprovação do decreto foi realizada em reunião entre o Papa Francisco e o cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A audiência foi realizada no último sábado (6), mas a decisão foi publicada somente nesta manhã.

Os detalhes do decreto e as informações sobre qual milagre foi reconhecido devem ser divulgados em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira.

Processo

De acordo com Real, o padre Donizetti está em processo de beatificação desde 1992. Em 2008, houve o encerramento da primeira fase do processo de beatificação, chamada de fase diocesana, e a conclusão desse trabalho foi encaminhada em 2009 para Roma, que passou a analisar o processo. Em outubro de 2017, a congregação para causas dos santos reconheceu a virtude do padre tornando-o Venerável.

O membro da comissão da beatificação do padre explicou que na fase preliminar, em Roma, foi reconhecido que o padre Donizetti viveu em grau heróico virtudes teologais da fé, esperança e da caridade, além de virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e justiça.

“Ele exercia de forma zelosa o ministério sacerdotal, com muita seriedade e respeito. Ele foi o precursor de praticamente todas as obras assistenciais na cidade, fundou creches, asilos e lutava pelos direitos dos trabalhadores. Além de um zeloso padre que morreu com fama de santidade, também foi um homem do povo com atenção especial aos idosos, às crianças e, principalmente, aos pobres”, disse Real.

O milagre
A data cerimônia de beatificação de Padre Donizetti será agendada em maio, mas que a expectativa é que a beatificação ocorra no segundo semestre deste ano, provavelmente em novembro.

O milagre realizado pelo padre Donizetti está sob sigilo, mas será anunciado em primeira mão às 16h desta segunda-feira, com a presença da pessoa que recebeu o milagre, no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Trajetória

O padre Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia (MG), em 3 de janeiro de 1882, foi ordenado padre em 1908 e morou os últimos 35 anos de sua vida em Tambaú, até falecer em 16 de junho de 1961, aos 79 anos.

Filho de um advogado e de uma professora, ele era de uma família abastada, mas largou tudo pelo sacerdócio. Padre Donizetti viveu por 35 anos em Tambaú e na década de 50 começaram os relatos de milagres que continuam até hoje.

A fama de santo veio ainda em vida. Na época, Tambaú tinha 4,5 mil habitantes (hoje são mais de 23 mil). Há relatos que em um único dia outros 200 mil romeiros estiveram na cidade em busca de graças. A situação começou a ficar perigosa e esse foi um dos motivos para que as benções chegassem ao fim.

Na década de 90, começou uma pesquisa sobre a vida, virtude e fama de santidade do padre. Em 2017, a Congregação para a Causa dos Santos concedeu ao padre o título de venerável. Com isso, ele pode ser oficialmente adorado dentro das igrejas. (Fonte: G1/EPTV)



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia