Jornal Meio Dia




Departamento de Trânsito da Prefeitura realiza reunião para tratar da mobilidade urbana em Mococa/SP





O objetivo é traçar direcionamentos para garantir um trânsito melhor e mais eficiência na prestação do serviço de transporte coletivo urbano.

Na manhã desta quinta feira foi realizada uma reunião no gabinete do Prefeito que foi dirigida pelo Diretor do Departamento de Trânsito Guilherme Gomes e pela Chefe de Gabinete Sônia de Pauli. O encontro contou com a participação da empresa Clarb Consultoria que é especializada no desenvolvimento de projetos relativos à mobilidade urbana. A arquiteta urbanista Alana Padovani explicou importantes pontos a serem definidos dentro do Plano de Mobilidade Urbana que será executado em Mococa.

Segundo a arquiteta, este plano consiste em criar alternativas de trafegabilidade e infraestrutura da cidade como a ativação do Terminal Urbano como referência para o transbordo e baldeação entre o centro e os bairros da cidade através do serviço de transporte coletivo urbano.

O projeto de mobilidade urbana nada mais é do que a garantia de condições de locomoção das pessoas dentro das cidades. No Brasil, o desenvolvimento das cidades se deu de forma rápida e sem planejamento, por isso enfrentamos problemas com a mobilidade. Grande parte das pessoas vê o veículo particular como meio de transporte ideal. Até mesmo aqueles que fazem uso do transporte público sonham com a aquisição de um carro ou uma moto. Fato é que o grande número de veículos nas ruas, entretanto, é um sinal de má qualidade na mobilidade urbana. Eles deixam o trânsito mais pesado, barulhento e poluído.

Segundo o Diretor do Departamento de Trânsito de Mococa, Guilherme Gomes, o município demanda de uma mão de obra especializada para o cumprimento da legislação federal que classifica o ano de 2019 como limite para o desenvolvimento dos planos e ações. “Assumi essa semana o Departamento e vamos dar continuidade a esse importante trabalho que havia sido iniciado para fazer com que Mococa seja referência na questão da mobilidade urbana. Essa Lei foi criada em 2012, mas infelizmente a gestão anterior não deu a atenção devida a essa questão e hoje nós precisamos nos unir e trabalhar para o deslocamento de todos de uma forma segura, rápida e eficiente”, garantiu o Diretor.

Guilherme afirmou que o Plano de Mobilidade Urbana irá contemplar também novas rotas e itinerários do transporte coletivo urbano, colocando fim a uma das grandes reclamações da população mocoquense. “Dentro desse plano, vamos estudar para instruir no novo processo licitatório do transporte coletivo urbano além de novas linhas em bairros onde hoje a população não é atendida, garantir acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida, viagens com itinerários definidos para facilitar o dia a dia dos nossos cidadãos”, concluiu.

Outras empresas especializadas no desenvolvimento de ações para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana também foram convidadas para apresentar seus planos de ações, e as reuniões acontecerão nos próximos dias.


 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia