Jornal Meio Dia




Câmara de Mococa decide por cassação de prefeito em sessão que terminou de madrugada





Os vereadores de Mococa (SP) decidiram, em sessão extraordinária especial de julgamento, na madrugada deste sábado (8), a cassação do mandato do prefeito Felipe Niero Naufel (PSDB). Foram 10 votos favoráveis e quatro contra, além de uma abstenção.

Na mesma sessão, que teve início às 20h de sexta (7) e terminou por volta da 1h deste sábado, o presidente da Câmara dos Vereadores Elias de Sisto (PR) assumiu a prefeitura.

Naufel disse que irá recorrer da decisão na Justiça porque considera que sua cassação foi um processo político.

Investigação
A cassação foi consequência de uma comissão de inquérito aprovada pela Câmara, em 11 de novembro de 2019, para apurar possíveis ilegalidades em contratos da prefeitura. Segundo a denúncia apresentada aos vereadores, os contratos sem licitação assinados pela gestão de Naufel somavam mais de R$ 24 milhões.

Dois terços dos parlamentares reconheceram que o prefeito estava envolvido nas infrações político-administrativas nos seguintes incisos:

VII - praticar, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou emitir-se na sua prática
VIII - omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeito à administração da prefeitura
IX - ausentar-se do município, por tempo superior ao permitido em lei, ou afastar-se da prefeitura, sem autorização da câmara dos vereadores
X - proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo. 

Troca de cargos

Felipe Niero Naufel foi o quarto prefeito em Mococa desde as eleições de 2016. Ele assumiu o cargo após a renuncia de Wanderley Fernandes Martins Júnior (PMDB), que deixou a prefeitura no dia em que a câmara de vereadores votaria a abertura de uma comissão processante para investigá-lo por improbidade administrativa.

Antes deles, o prefeito eleito em 2016, Cido Espanha (PROS) teve a candidatura negada e não chegou a assumir. Até nova eleição, realizada em abril de 2017, a presidente da Câmara, Elisângela Manzini Maziero, assumiu interinamente a administração municipal até que Martins Júnior, vencedor da segunda eleição assumisse.



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia