Jornal Meio Dia




CULTURA >>> Mococa recebe Mostra de Filmes sobre o SACI na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto





Os Departamentos de Educação e Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Mococa, com o apoio da ACI – Associação Comercial e Industrial de Mococa e do Ateliê Eliana Galvani, realizam na próxima sexta-feira, 26, pela primeira vez em Mococa, a Mostra “Curta Saci”. O evento reúne curtas-metragens de diversos gêneros – de documentário a animações, da ação ao drama – ligados entre si pelo mito mais famoso da mitologia brasílica: o Saci.
 
O jornalista e colecionador de sacis Andriolli Costa, que organiza a Mostra, ressalta que o objetivo do evento é exibir a diversidade das narrativas inspiradas pela nossa cultura popular. “Muita gente, ainda hoje, pensa que folclore é coisa de crianças ou de interioranos. Mostrando toda essa diversidade, queremos lembrar o que em verdade o folclore – e o saci – diz sobre todos nós”.
 
Serão realizadas duas sessões para o público infantil:  8:30 e às 14 horas, no Teatro Municipal “Pedro Ângelo Camin”, quando serão exibidas apenas as animações, com contação de histórias e sorteio de brindes
 
Uma sessão para o público adulto, às 20 horas, na Casa de Cultura Rogério Cardozo; haverá exibição completa, com bate papo sobre o folclore brasileiro e mídia.
 
A entrada é gratuita!
 
 
PROGRAMAÇÃO
Para o público infantil:
Juro que Vi - Saci (Humberto Avelar, 2004, 13 min). Animação. RJ
Sinopse: Este episódio mostra as características e conta a história de um dos mais populares personagens do folclore brasileiro: o Saci. Um homem há muito tempo cortava caminhos em sua fazenda em busca de algo perdido, mas tem seu trabalho atrasado com a visita do Saci. Quando este menino aparece, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu d
 
Juro que Vi - Curupira (Humberto Avelar, 2003, 12 min). Animação. RJ
Sinopse: Essa história aconteceu numa noite de lua cheia no coração da floresta. Uma dupla de caçadores está pronta para levar para casa mais alguns troféus. No entanto, eles não contavam com a presença da misteriosa criatura de pés virados ao contrário que protege os bichos da mata.
 
A lenda (Romont Willy, 2016, 4 min). Animação, SP
Sinopse: Saci está brincando quando encontra um gênio da lâmpada. Ele aproveita a oportunidade para realizar 3 dos seus grandes desejos. O resultado final, no entanto, pode não ser exatamente o que ele esperava.
 
Juro que Vi - Matinta (Humberto Avelar, 2004, 14 min). Animação. RJ
No interior do Brasil, reza a lenda que quando MatintaPerera passa por um vilarejo, e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa MatintaPerera que se transforma em pássaro e que abre conhecimentos sobre um mundo novo e maravilhoso, o que permite a menina suplantar seus medos
 
Somos todos Saci (Renato Leôncio, 2013, 2 min). Animação. SP
Sinopse: Nesta animação 3D, o saci tenta entrar no paraíso dos mitos antigos. No entanto, o Guardião do Portal não parece nada disposto a deixar o duende brasileiro entrar.
--------------------------------------------------------------
Para o público adulto:
Além das animações infantis citadas acima será exibido:
 
Observadores de Saci (IssisValenzuela, 2013, 24 min). Documentário, SP
Sinopse: Três observadores de saci guiam a equipe do documentário pela mata e mostram por que acreditam na real existência dessa lenda brasileira.
 
Sem Fim (Fábio Flecha, 2014, 19 min). Ação. MS
Sinopse: O que aconteceria se um vampiro, um personagem famoso das telas do cinema mundial, encontrasse pela frente um Saci, o mais conhecido personagem do folclore brasileiro?
 
O Colecionador de Sacis (Andriolli Costa, Magnum Borini, 2015, 10 min). Drama. RS
Sinopse: Mário Sbardelotto é um homem de meia idade que vive sozinho com uma coleção de garrafas. Cada uma delas, garante, contém um saci diferente. Quando a mais antiga delas cai e quebra, Mário tem certeza de que o duende está solto pela casa e fará de tudo para capturá-lo outra vez – inclusive pedir ajuda ao Negrinho do Pastoreio.


Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia