Jornal Meio Dia




ORGULHO DE MOCOCA - Saudoso Rogério Cardoso completaria 85 anos hoje; Casa de Cultura faz 12





Hoje é dia de festaaa... 

Comemoramos hoje um duplo aniversário, Rogério Cardoso estaria completando 85 anos e a nossa Casa de Cultura “Rogério Cardoso” está completando 12 anos de existência.

Em comemoração vamos relembrar a trajetória desse filho ilustre de Mococa.

Rogério Cardoso nasceu em Mococa no dia 07 de março de 1937, filho do casal Paulo Cardoso Furtado, chefe da estação de Mococa, e de Maria Panizza, Rogério era o primogênito de uma família de cinco irmãos, viveu toda sua infância e adolescência na cidade natal, foi aluno da antiga Escola Normal de Mococa, hoje Educação “Oscar Villares”, ele sempre era o destaque especial nas apresentações artísticas.

Sua trajetória teve inicio quando tinha 15 anos de idade, como contra-regra de Rádio Teatro em 1952 em Mococa. Para concluir seus estudos teve que buscar centros maiores. Rogério passou por algumas cidades que tiveram grande importância em sua carreira e formação, cursou Odontologia e Farmácia por dois anos e interrompeu seus estudos para seguir carreira artística. Além de ator ele era um homem inteligente, culto, poliglota, formou em Direito, em 1983. Ele tinha um gosto peculiar, gostava de freqüentar sebos, gostava de discos antigos e edições raras e gostava de colecionar selos.

Uma revelação: à época das vacas magras, Rogério foi vendedor da Nestlé, de refrigeradores e de anúncios classificados em catálogos. Essa experiência por certo, anos mais tarde possibilitou a ele criar a engraçadíssima lábia que viria a ser a marca registrada de Rolando Lero, um de seus mais famosos personagens.

Em 1996, no tempo das vaquinhas rechonchudas, Rogério foi eleito Suplente de Vereador no Rio de Janeiro e exerceu o mandato por dois anos.

Foi no dia 24 de julho de 2003 aos 66 anos de idade, veio a falecer em sua casa em Copacabana no Rio de Janeiro, e foi sepultado em Mococa sua cidade natal.

Ele encantou e ainda encanta os lares em rede nacional e internacional.

Faz 19 anos que ele se foi, mas deixou seu legado de alegria, e não importa de onde você vem, mas sim o quanto de vontade, persistência, perseverança e fé que você coloca para realizar seus sonhos.

Nossa Casa de Cultura “Rogério Cardoso” foi inaugurada em 07 de março de 2010, em homenagem ao filho ilustre de Mococa ela leva seu nome, hoje também abriga os acervos dos seguintes museus: Museu de Artes Plásticas "Quirino da Silva", Museu Histórico de Mococa "Professor Carlos Alberto Paladini" e o acervo do Museu de Arte Sacra "Iria Josepha". 



Comentários



[voltar]    

Publicidade
















• Canais
   Notícias
   Policial
   Vídeos


• Redes Sociais
   Facebook
   Instagram



• Expediente
   Jornal Meio Dia
   contato@jornalmeiodia.com.br


© 2020 Jornal Meio Dia